A Frelimo doou quatro milhões de meticais (51.438 euros) às vítimas dos ataques terroristas em Cabo Delgado. As invasões constantes a esta província moçambicana já fizeram mais de 160 mil deslocados nos últimos dois anos.
A quantia foi entregue pelo secretário-geral do partido no poder, Roque Silva, ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC). O acto da entrega do donativo foi testemunhado pelo Secretário do Estado na província e pelo governador de Cabo Delgado.
Enquanto esteve no local a organização política ofereceu ainda material de prevenção da Covid-19 aos habitantes de Cabo Delgado, zona do país com mais casos positivos. Atualmente, registam-se em Moçambique 254 confirmados, além de 91 recuperados e de duas mortes.
“De acordo com o apelo do ministro da Saúde, também doamos 40 mil máscaras, 500 litros de javel, luvas e diverso material para ajudar no combate ao coronavírus”, informou Roque Silva.
Por sua vez, a Diretora Geral do INGC, Luísa Meque, agradeceu a doação monetária. “Hoje testemunhamos um acto que mais uma vez demonstra que este partido caminha connosco e com o povo moçambicano neste processo de gestão de calamidades no país, e o valor que acabamos de receber vai ajudar a melhor assistência à população necessitada”, afirmou.