Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi

Moçambique: Frelimo e MDM aprovam atitude de Nyusi

A Frelimo felicitou a decisão do Presidente da República de Moçambique e líder deste partido, Filipe Nyusi, de conceder tréguas, durante uma semana, à Junta Militar da Renamo. Tal foi decidido para que o grupo liderado por Mariano Nhongo possa dialogar com o Governo nesse período estipulado. 

Como tal, a Frelimo saúda então os esforços do chefe de Estado na contínua busca pela paz efetiva no país A posição foi expressa pelo porta-voz da formação política no pode, Caifadine Manassenuma conferência de imprensa. 

No entanto, Manasse frisou que a manutenção da paz e estabilidade é uma tarefa que deve ser levada a cabo por toda a sociedade. 

Também o MDM, segunda maior organização política na oposição, encorajou a decisão de parar perseguição a Nhongo. 

O membro do Conselho do Estado e presidente do MDM, Daviz Simango, afirmou ainda que o anúncio de tréguas feito pelo Presidente da República, na perseguição a Mariano Nhongo, a quem as autoridades atribuem a autoria dos ataques armados nas províncias de Manica e Sofala, para convencê-lo a dialogar, é sensato e que a paz interessa a todos. 

Simango disse igualmente que se trata de “uma posição justa e correta, a qual saúdo e encorajo. É importante acarinhar essa iniciativa. Mas para o sucesso da mesma, julgo que é sensato que se sigam termos de referência devidamente articulados, para permitir o início de qualquer diálogo e evitar impor as mesmas condições que a Junta Militar da Renamo tem vindo a rejeitar. O meu entendimento é que um diálogo honesto e partilhado vai resultar em paz. Qualquer imposição será um fracasso”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia e Rússia adiam negociações para esta quinta-feira

Ucrânia e Rússia adiam negociações para esta quinta-feira

As negociações entre a Ucrânia e a Rússia foram adiadas para esta quinta-feira, 03 de março.  A delegação ucraniana está…
Portugal agradece à Roménia apoio no repatriamento de portugueses e ucranianos

Portugal agradece à Roménia apoio no repatriamento de portugueses e ucranianos

O primeiro-ministro português, António Costa, manifestou publicamente ao Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, a sua gratidão pelo apoio prestado na…
Guiné-Bissau: PGR quer vigilância acrescida a pessoas com enriquecimento anormal

Guiné-Bissau: PGR quer vigilância acrescida a pessoas com enriquecimento anormal

O Procurador-geral da República (PGR) pediu aos magistrados para estarem atentos às pessoas que procuram vias fáceis para enriquecer, às…
Moçambique: Oposição critica "silêncio" do Governo sobre invasão à Ucrânia

Moçambique: Oposição critica "silêncio" do Governo sobre invasão à Ucrânia

A Renamo e o MDM, partidos moçambicanos da oposição, condenam a invasão da Rússia à Ucrânia. Ambos criticam o “silêncio”…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin