Moçambique: Frelimo e MDM aprovam atitude de Nyusi

A Frelimo felicitou a decisão do Presidente da República de Moçambique e líder deste partido, Filipe Nyusi, de conceder tréguas, durante uma semana, à Junta Militar da Renamo. Tal foi decidido para que o grupo liderado por Mariano Nhongo possa dialogar com o Governo nesse período estipulado. 

Como tal, a Frelimo saúda então os esforços do chefe de Estado na contínua busca pela paz efetiva no país A posição foi expressa pelo porta-voz da formação política no pode, Caifadine Manassenuma conferência de imprensa. 

No entanto, Manasse frisou que a manutenção da paz e estabilidade é uma tarefa que deve ser levada a cabo por toda a sociedade. 

Também o MDM, segunda maior organização política na oposição, encorajou a decisão de parar perseguição a Nhongo. 

O membro do Conselho do Estado e presidente do MDM, Daviz Simango, afirmou ainda que o anúncio de tréguas feito pelo Presidente da República, na perseguição a Mariano Nhongo, a quem as autoridades atribuem a autoria dos ataques armados nas províncias de Manica e Sofala, para convencê-lo a dialogar, é sensato e que a paz interessa a todos. 

Simango disse igualmente que se trata de “uma posição justa e correta, a qual saúdo e encorajo. É importante acarinhar essa iniciativa. Mas para o sucesso da mesma, julgo que é sensato que se sigam termos de referência devidamente articulados, para permitir o início de qualquer diálogo e evitar impor as mesmas condições que a Junta Militar da Renamo tem vindo a rejeitar. O meu entendimento é que um diálogo honesto e partilhado vai resultar em paz. Qualquer imposição será um fracasso”.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Angola: Tribunal Constitucional extingue APN e líder recorre

Angola: Tribunal Constitucional extingue APN e líder recorre

O Tribunal Constitucional de Angola extinguiu o partido político Aliança Patriótica Nacional (APN), através de uma carta de solicitação da…
Moçambique: MDM garante que "jamais fará oposição à oposição"

Moçambique: MDM garante que "jamais fará oposição à oposição"

O MDM declarou em conferência de imprensa que está aberto à ideia de fazer uma coligação com os restantes partidos…
Moçambique: Professor e agente da FADM detidos por envolvimento no tráfico de drogas

Moçambique: Professor e agente da FADM detidos por envolvimento no tráfico de drogas

A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve na última semana duas pessoas, Distrito de Namacurra, na província da Zambézia,…
Brasil: atentado a escolas deixa quatro mortos e 13 feridos

Brasil: atentado a escolas deixa quatro mortos e 13 feridos

O estado do Espírito Santo, no Brasil, viu duas das suas escolas serem alvo de atentados, no último dia 25…