A Comissão Política da Frelimo apelou à união de todos os moçambicanos na construção de uma paz duradoura, alertando-os a manterem-se vigilantes contra todas as tentativas de perturbar o ambiente de harmonia e tranquilidade no seio das comunidades.
Ao reunir-se nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, na sua quadragésima segunda sessão ordinária, a comissão do partido no poder encorajou as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique a continuarem firmes na proteção de pessoas e de bens, em todo o território nacional, principalmente nas zonas afetadas pela ação dos malfeitores, de forma a garantir tranquilidade e ordem públicas.
Foi igualmente deixada uma mensagem de coragem ao líder da Frelimo e Presidente da República, Filipe Nyusi, bem como ao Governo, sendo-lhes pedido que continuem os esforços para encontrarem uma solução para a estabilidade do país.
A Comissão Política da Frelimo felicitou o Governo pelo alto nível de preparação e realização das cerimónias fúnebres de Marcelino dos Santos, membro do Comité Central, membro fundador da Frelimo e Herói Nacional, e de Mário da Graça Machungo, combatente pela independência política e económica de Moçambique.
Houve também uma palavra de incentivo dirigida à população e às autoridades dos distritos de Mocímboa da Praia, Macomia e Ibo, na província de Cabo Delgado, que têm sido recentemente afetados pela cólera, a continuarem com ações de promoção de medidas preventivas, de maneira a evitar o registo de mais mortes.