A Governadora de Manica, Francisca Tomás, inaugurou a maternidade no povoado de Nhansana no distrito de Guro, esta quarta feira 24 de agosto. Trata-se de um empreendimento que conta com maternidade e casa de espera de grávidas, com a capacidade para sete camas cada.
De acordo com a governante, a infra-estrutura vai incrementar os partos institucionais que são actos seguros para a mãe e o bebé. As mulheres do povoado de Nhansana reduzem assim doze quilómetros para alcançar uma maternidade.
Francisca Tomás respira de alívio ao ver a promessa feita a ser cumprida, pois constituía uma preocupação observar parturientes a percorrerem longas distância para beneficiarem de cuidados sanitários.
A população de Nhansana agradece o cumprimento da promessa de construção da maternidade mas solicita abrangência do povoado na electrificação rural em curso no país.
De salientar que vivem no povoado de Nhansana, posto administrativo de Guro-Sede, mais de seis mil habitantes que têm a agro-pecuária como base de sustentabilidade.
Aurelio Sambo – Correspondente