Moçambique: Governo abateu “número considerável” de “malfeitores” no Norte do país

O Ministério da Defesa Nacional de Moçambique revelou que abateu na noite de segunda para terça-feira um “número considerável” de membros dos grupos armados que têm destruído aldeias e assassinado residentes na província de Cabo Delgado, localizada no Norte do país.

Segundo o comunicado divulgado, foi levado a cabo “um golpe de artilharia contra malfeitores na região de Mbau, entre os rios Messalo e Muera, no distrito de Mocímboa da Praia”. A ação resultou “no aniquilamento de um número considerável de malfeitores, destruição do acampamento e fuga desordenada dos mesmos”.

Entretanto, as operações continuam e as Forças de Defesa e Segurança (FDS) mantêm-se em “prontidão combativa” no âmbito do Plano Operacional no Teatro Operacional Norte, tendo as mesmas dirigido no último sábado, no mesmo distrito, um combate que resultou no abate de nove insurgentes.

A zona em causa, umas vezes referida como Nbau e outras como Mbau, foi ainda alvo de confrontos no mês passado, a 23 de setembro, após um ataque reivindicado pelo grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI), em que terão morrido dez pessoas e em que foram incendiadas várias casas, incluindo a sede da Frelimo, partido no poder.

Recorde-se que Cabo Delgado sofre constantes invasões de malfeitores desde outubro de 2017, o que resultou, até ao momento, na morte de cerca de três centenas de habitantes e na destruição de casas e de outros bens locais.

As eleições gerais estão marcadas no país para a próxima terça-feira, 15 de outubro, o que faz com que os observadores eleitorais nacionais e estrangeiros estejam com receio de que a situação de instabilidade na referida província possa impedir os eleitores de votar. No entanto, a PRM garantiu que vai haver condições de segurança em todo o território provincial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Entidades culturais do Brasil apresentaram projetos em Portugal

Entidades culturais do Brasil apresentaram projetos em Portugal

A quinta edição do Revolution Hope Imagination (RHI), que aconteceu entre 5 e 11 de maio em Portugal, marcou a…
Sala da Filarmónica de Berlim recebe pela primeira vez uma orquestra portuguesa

Sala da Filarmónica de Berlim recebe pela primeira vez uma orquestra portuguesa

A Orquestra Filarmónica Portuguesa (OFP) apresentou “Concertos da Europa – Metamorfoses de Amor” em tour pelo país durante o mês…
Estudo conclui que resíduos mineiros de carvão em autocombustão têm impacte negativo no meio ambiente

Estudo conclui que resíduos mineiros de carvão em autocombustão têm impacte negativo no meio ambiente

Um estudo do Departamento de Ciências da Terra (DCT) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…
Angola: Governo aprova criação do Fundo Nacional de Emprego

Angola: Governo aprova criação do Fundo Nacional de Emprego

O Governo angolano decidiu aprovar a criação do Fundo Nacional de Emprego em Angola (FUNEA), que já tem disponíveis 25…