Moçambique: Governo adota medidas para mitigar preços dos combustíveis

O Governo moçambicano anunciou medidas para mitigar o aumento dos preços dos combustíveis. Esta situação agravou-se devido ao conflito entre a Ucrânia e a Rússia. 

Não existe uma previsão de quanto tempo vai durar a crise, o que tem aumentado a vulnerabilidade de vários países, entre os quais Moçambique. Os operadores nacionais têm registado prejuízos nas suas operações, o que pode colocar em causa a garantia da capacidade de reposição e continuidade no fornecimento. 

Neste âmbito, de acordo com um comunicado divulgado pela “Folha de Maputo”, foram determinadas algumas medidas por parte do Governo para atenuar o impacto do comportamento dos preços a nível internacional sobre a economia nacional. As mesmas foram divulgadas através de um Diploma Ministerial conjunto dos ministros da Economia e Finanças, Max Tonela, e dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias. 

Essas medidas incluem a redução das taxas de manuseamento portuário em 5% para o gasóleo e a gasolina; redução de custos de infraestrutura logística do combustível destinado aos Postos de Abastecimento de Combustível em 60%; redução dos custos para o Fundo de Estabilização em 50%; redução do valor das Margens de Instalações Centrais de Armazenagem para determinados combustíveis e produtos petrolíferos, em 30%; redução das margens do Distribuidor, em 15%; e redução das margens do Retalhista, em 15%. 

Este Diploma Ministerial fica em vigor enquanto se mantiver a situação de extrema subida dos preços no mercado internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: FRELIMO na lista dos devedores à LAM

Moçambique: FRELIMO na lista dos devedores à LAM

Zita Joaquim, responsável pela administração financeira e contabilística da Fly Modern Ark (FMA) revelou que a FRELIMO é uma das…
Moçambique: CNE exige tolerância política em campanha eleitoral

Moçambique: CNE exige tolerância política em campanha eleitoral

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique exigiu tolerância entre os partidos políticos para evitar violência durante a campanha…
Angola fortalece cooperação agropecuária com o Botsuana

Angola fortalece cooperação agropecuária com o Botsuana

Angola e Botsuana vão rubricar nos próximos dias um Memorando de Entendimento no domínio da agricultura e pecuária. A decisão…
Cabo Verde: Membro do Estado defende união entre países contra crimes financeiros

Cabo Verde: Membro do Estado defende união entre países contra crimes financeiros

A secretária de Estado do Fomento Empresarial de Cabo Verde, Adalgiza Vaz, sugeriu que as autoridades financeiras de diferentes países…