Moçambique

Moçambique: Governo avalia ajuda internacional contra terrorismo

Assembleia da República de Moçambique
Assembleia da República de Moçambique

O Governo moçambicano continua a avaliar a ajuda internacional no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado. Até ao momento, não existem resultados concretos, pelo que se avalia do discurso do Presidente da República e também Chefe do Governo e Comandante-em-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Nyusi. 

“O Governo já manifestou, perante a comunidade internacional, as suas necessidades face ao combate ao terrorismo. Esse apoio bilateral ou multilateral está a ser avaliado, sabendo quais são as áreas em que carecemos de ajuda e quais as áreas que nos compete a nós, como moçambicanos. Os que chegarem de fora não virão para nos substituir. Virão para nos apoiar. Não se trata de orgulho vazio. Trata-se de sentido de soberania, declarou o governante. 

Trata-se de saber que nenhuma guerra é vencida se não for claro desde o início o que deve ser feito pelo próprio país e o que deve ser feito pelos aliados”defendeu. 

Nyusi considera que o que se passou na vila de Palma é “um exemplo claro do que podemos fazer quando estamos unidos”, mas que “o que tem sucedido em Cabo Delgado é também um bom exercício para revelar onde podemos e devemos receber apoio”. 

Recorde-se que, em setembro do ano passado, o Governo, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, pediu apoio junto da União Europeia na área de treinamento militar especializado para combater o terrorismo e a insurgência. Sabe-se que a organização respondeu favoravelmente ao pedido, mas desconhece-se em que estágio o mesmo está.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo