Moçambique

Moçambique: Governo compra 100 autocarros para transporte público urbano

O Governo moçambicano informou que vai adquirir, até agosto, 100 novos autocarros para reforçar a frota do transporte público urbano. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, no final da visita a alguns pontos da cidade de Maputo.

Ainda segundo o Ministério dos Transportes e Comunicações, dos 100 autocarros a serem adquiridos, 80 serão movidos a gás e os restantes a diesel. Esta medida visa reduzir os custos operacionais, tendo em conta o preço do gás veicular.

O investimento, avaliado em cerca de seis milhões de dólares (quase cinco milhões de euros), tem como objetivo dar resposta à procura na região do grande Maputo, onde a situação é tida como crítica.

 “A aquisição de viaturas movidas a gás vai permitir viabilizar o projeto, sabemos que o serviço dos custos operacionais dos autocarros é elevado. Contudo, com a utilização de gás estes custos irão reduzir e viabilizar o projeto. O projeto foi desenhado com esse pressuposto de que os autocarros serão movidos a gás, maior parte deles a um custo relativamente mais baixo em relação ao gasóleo”, declarou Abdulai, citado no comunicado de imprensa divulgado pelo ministério que representa.

Quanto à introdução do sistema da bilhética eletrónica, ocorreu até agora o registo de cerca de 185 mil passageiros, a distribuição de cerca de 79 mil cartões, a instalação da central de atendimento ao cliente e de validadores nos autocarros, bem como a parametrização de toda a rede georreferenciada de transportes rodoviários públicos de passageiros.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo