Moçambique: Governo da Zambézia aloca mais água para distrito de Nicoadala

A comunidade de Mucelo-Novo, estimada em 3600 habitantes, no distrito de Nicoadala, província central da Zambézia, já tem água potável com a inauguração, no passado sábado, de um pequeno sistema de abastecimento, depois de anos de uso de poços impróprios.

Trata-se de um sistema com capacidade de prover 20 000 litros de água ao dia, construído no âmbito do Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural – PRONASAR, para minimizar a problemática de água naquela região. Mesmo assim, o distrito de Nicoadala está longe de responder à procura de água potável por parte da população.

O governador da província da Zambézia, Pio Augusto Matos, que inaugurou o sistema, pediu à população para fazer um uso racional da água e que garanta a durabilidade das infraestruturas. Reconheceu também que não foi fácil encontrar fundos para a concretização do pedido da população.

“O que parecia impossível viu-se materializar aos olhos de uma população que tanto clamava por água potável e que a partir de agora não mais recorrerão aos poços ou outras fontes de água não potável para o consumo diário” declarou Pio Augusto Matos.

Com a entrega do pequeno sistema abastecimento de água de Mucelo-novo, o distrito de Nicoadala, que ainda deve beneficiar de construção de outros cinco novos sistemas, passa a ter uma cobertura de 50.7% de um total de 157.663 habitantes segundo o censo demográfico de 2017.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

O Parlamento moçambicano oficializou nesta semana o ensino via Internet no país. Assim, estudantes do ensino superior poderão passar a…
Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde encontra-se entre os 21 melhores destinos para se visitar em janeiro de 2023, de acordo com a lista…
Angola: Acidentes de viação são segunda causa de morte do país

Angola: Acidentes de viação são segunda causa de morte do país

A Vice-Presidente de Angola, Esperança da Costa, partilhou a sua surpresa no que diz respeito à existência de um grande número…
Moçambique recebe mais USD 59 milhões do FMI para OE

Moçambique recebe mais USD 59 milhões do FMI para OE

O Fundo Monetário Internacional (FMI) concluiu a primeira avaliação do programa de financiamento de três anos ao Orçamento do Estado…