O porta-voz do Governo moçambicano, Filimão Suazi, foi questionado pelos jornalistas sobre o número de distritos da província de Cabo Delgado tomados pelos terroristas. A pergunta foi feita nesta terça-feira, 15 de dezembro, após uma sessão do Conselho de Ministros.
A resposta dada por Suazi foi que esse cenário não existe. “Nós nunca aparecemos a dizer que tinha sido tomado algum distrito. Os distritos estão sob gestão do Governo, que é quem gere o Estado moçambicano através das várias instituições, umas e outras que ainda funcionam”, afirmou.
Esta declaração ocorreu cerca de um mês depois de as Forças de Defesa e Segurança terem anunciado a recuperação da vila sede distrital de Muidumbe, em Cabo Delgado. A zona estava sob o controlo de insurgentes armados desde 31 de outubro.
Na sessão do Conselho de Ministros, a última deste ano, foi analisado o Balanço do Plano Económico e Social (PES) do IIIº trimestre. Terão sido então executados 68% dos compromissos assumidos para o período e a economia terá desacelerado 0.94%.