O Conselho de Ministros decretou esta terça-feira, 12 de março, um alerta vermelho com o objetivo de preparar os moçambicanos para enfrentarem um ciclone tropical, que vai atingir a região centro a partir da próxima sexta-feira.
“O Conselho de Ministros ativou o alerta vermelho, particularmente para toda a região centro, pela aproximação do ciclone tropical Idai”, declarou a porta-voz do órgão, Ana Comoana, acrescentando que o Idai é um temporal “intenso” e que requer medidas de acompanhamento, mas também de “cautela”.
“Espera-se ventos fortes e trovoadas severas, representando um ‘elevado risco’ para pessoas e bens”, alertou, avançando ainda que o ciclone poderá afetar 80 mil famílias e antevendo a necessidade de 1.100 milhões de meticais para o auxílio às vítimas.
Na segunda-feira, 11, a diretora-geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades Naturais (INGC), Domingas Maíta, informou que mais de 48 mil pessoas estão a ser afetadas pelas inundações ocorridas no centro e norte do país.
As cheias destruíram totalmente 2.212 casas e danificaram parcialmente 2.024. De acordo com a mesma fonte, as chuvas inundaram 167 salas de aula, deixando fora da escola 12.192 alunos, além de oito postos médicos.