Moçambique: Governo diz que em 2050 o número de habitantes no país será de 60 milhões

O Governo moçambicano admitiu que em 2050 o país irá ter cerca de 60 milhões de habitantes. A previsão foi feita numa altura em que cada vez se fala mais em como tirar proveito do “dividendo demográfico”uma vez que metade dos moçambicanos são jovens. 

“Para 2020, o ano corrente, a nossa população está projetada em 30.066.748 habitantes, as províncias de Nampula e Zambézia continuam a ser as mais populosas do país. Para 2050 a projeção indica cerca de 59.957.266 habitantes em Moçambique”, disse aos jornalistas o vice-ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Filimão Suazi. 

Na recente conferência sobre “Pobreza, Desigualdades e Modelos de Desenvolvimento”, realizada em Maputo e organizada pelo Observatório do Meio Rural, o académico moçambicano António Francisco afirmou que existe um grande consenso sobre a necessidade de redução da mortalidade, principalmente de crianças e das mães, mas nem todos concordaram com a necessidade de reduzir o número de filhos. 

“Nós estamos a falar do dividendo demográfico, e agora tornou-se uma bandeira, mas o que eu vejo aí é uma subtil forma de negar a demografia. Queremos dizer às pessoas tu podes ganhar o jackpot sem jogar’. Como não temos coragem de falar da questão da fecundidade, acrescentou. 

O académico alertou que os biliões de dólares desejados em receitas para o Estado, vindos da exploração do gás natural existente na Bacia do Rovuma, não chegarão para compensar o crescimento da população moçambicana. 

A necessidade de expansão de capital e infraestruturas para cobrir o crescimento populacional de três por cento o Produto Interno Bruto deveria estar nos 14 por cento”em vez dos sete a oito por cento projetados para a próxima década em Moçambique, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin