O Governo moçambicano anunciou nesta terça-feira, 01 de novembro, que o atraso no pagamento dos salários aos funcionários públicos, referentes ao mês de outubro, vai demorar mais algum tempo.
A informação foi divulgada pelo porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suazi. No entanto, salientou que o Governo já pagou 81% dos ordenados com base na Tabela Salarial Única (TSU).
“Até segunda-feira já tinham sido pagos cerca de 81% dos salários dos funcionários e agentes do Estado, e espera-se que, nas próximas horas, o processo seja concluído, à medida que as folhas apresentadas pelo setor forem validadas”, explicou, citado pelo jornal “O País”.
As declarações foram feitas à margem da 37.ª sessão do Conselho de Ministros. Suazi disse ainda que a revisão da TSU foi feita fora do período apropriado, o que está a gerar atraso no pagamento dos ordenados.
“O Governo notou que, tendo em conta a revisão pontual da lei e revisão dos respetivos decretos que aconteceram em curso do mês de outubro, todo o processo de validação de folhas salariais aconteceu fora do período ordinário, que normalmente acontece entre os dias 01 e 04 de cada mês. Terá por isso havido dilatação de início do processo de pagamento de salários”, concluiu.