O Ministério da Economia e Finanças de Moçambique prevê um crescimento de 2.9% na produção das empresas para 2022, apesar do impacto negativo causado pela pandemia da Covid-19. A prioridade será dada às áreas da agricultura, pesca, energia e indústria extrativa.
As declarações foram feitas pelo ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, após uma reunião com a 2.ª Comissão, a do Plano e Orçamento da Assembleia da República. O encontro teve como objetivo avaliar o relatório de Plano Económico e Social (PES), e também o Orçamento do Estado, referente a 2020 e a uma parte de 2021.
Também de acordo com Maleiane, o período 2020-2021 foi muito difícil para as empresas moçambicanas, tendo sido registadas grandes perdas. No entanto, mesmo com esses números, a evolução da situação sanitária no país levou a que alguns setores começassem a reerguer-se.
“A projeção que nós fazemos para o crescimento da nossa economia para 2022 é de 2.9 por cento, e é necessário tomarmos em atenção que estamos a sair de 1.3 negativos em 2020 e agora com 1.5 em 2021, o que significa que 2.9 serão um grande esforço para lá chegarmos. Contudo, estamos otimistas”, partilhou.