Moçambique: Governo estima produção interna de 2.9% em 2022

Ministério da Economia e Finanças de Moçambique prevê um crescimento de 2.9% na produção das empresas para 2022, apesar do impacto negativo causado pela pandemia da Covid-19. A prioridade será dada às áreas da agricultura, pesca, energia e indústria extrativa. 

As declarações foram feitas pelo ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, após uma reunião com a 2.ª Comissão, a do Plano e Orçamento da Assembleia da República. O encontro teve como objetivo avaliar o relatório de Plano Económico e Social (PES), e também o Orçamento do Estado, referente a 2020 e a uma parte de 2021. 

Também de acordo com Maleiane, o período 2020-2021 foi muito difícil para as empresas moçambicanas, tendo sido registadas grandes perdas. No entanto, mesmo com esses números, a evolução da situação sanitária no país levou a que alguns setores começassem a reerguer-se. 

“A projeção que nós fazemos para o crescimento da nossa economia para 2022 é de 2.9 por cento, e é necessário tomarmos em atenção que estamos a sair de 1.3 negativos em 2020 e agora com 1.5 em 2021, o que significa que 2.9 serão um grande esforço para lá chegarmos. Contudo, estamos otimistas”, partilhou.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…
Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

O Parlamento moçambicano oficializou nesta semana o ensino via Internet no país. Assim, estudantes do ensino superior poderão passar a…