Moçambique: Governo estima que mais de 20 milhões poderão ter Covid-19

O Governo moçambicano estima que pouco mais de 20 milhões de habitantes no país poderão vir a ser infetados pelo novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, a população de Moçambique chega, aproximadamente, aos 30 milhões.

Estas estimativas foram tornadas públicas na segunda-feira, 20 de abril, em Maputo, durante a Primeira Reunião do Conselho Coordenador de Gestão de Calamidades, que foi orientada pelo primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário.

De acordo com a ministra da Administração Estatal e Função Pública, Ana Comoana, serão precisos cerca de 34 mil milhões de meticais (460.375.000 euros) para intensificar medidas de higienização e adquirir equipamentos médicos, entre outras necessidades.

A governante realçou que dos prováveis 20 milhões de casos infetados pelo Coronavírus, cerca de 40 mil irão necessitar de cuidados intensivos. “E pensa-se que esta situação poderá durar seis meses, haverá necessidade de criar 15 centros de isolamento, prover um total de três mil camas, constituir quatro equipas de 24 profissionais, que deverão trabalhar em turnos, de oito em oito horas. Para os cuidados intensivos, espera-se alocar um médicos por cada quatro camas e uma enfermeira por cada três camas”, especificou.

Comoana ajuntou que deverão ser adquiridas tendas por unidade sanitária, num total de 1.674 unidades sanitárias. Será igualmente necessária a instalação de tendas comunitárias para efeitos de triagem, a aquisição de ambulâncias por província e a contratação de profissionais de saúde para o reforço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin