O ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago, informou que o Governo precisa de dois milhões de dólares (1.706.170 euros) para a reconstrução do Centro de Saúde de Palma. Este edifício foi destruído em março pelos terroristas que têm atacado a província de Cabo Delgado.
“É uma infraestrutura que tinha sido reabilitada recentemente e apetrechada com equipamento de ponta, está completamente destruída. É crime”, disse o governante durante uma visita que serviu para avaliar os danos das invasões em Palma.
De acordo com a mesma fonte, são necessários, no total, dois milhões de dólares para a reconstrução de duas novas enfermarias. Apesar de o bloco operatório ter continuado de pé, acrescentou, a parte do atendimento externo, incluindo a maternidade, foram vandalizadas.
“Tinha todo o equipamento e está tudo queimado hoje. É uma desolação total”, disse à Televisão de Moçambique.
O ministro partilhou que está em curso a elaboração do cronograma para a reabilitação da infraestrutura e que o Executivo moçambicano procura meios de transformar o Centro de Saúde de Palma em hospital distrital.
O Governo irá ainda reabilitar as unidades de saúde dos distritos de Macomia e Mocímboa, dois locais igualmente afetados pelas invasões em Cabo Delgado.