Moçambique

Moçambique: Governo paga 5.3 biliões de meticais a fornecedores em seis meses

O presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Agostinho Vuma, informou que o Governo moçambicano vai concluir, em seis meses, o pagamento de mais de cinco biliões de meticais da dívida que existe com os fornecedores de bens e serviços, tendo esta sido contraída entre 2007 e 2017 e até ao ano passado, sendo o total de 29.7 biliões de meticais.

O plano de pagamento distingue três grupos, dos quais o primeiro é o dos fornecedores com toda a documentação legalizada, o segundo com empresas que forneceram bens e serviços ao Estado sem aval do Tribunal Administrativo (TA) e o último é referente à dívida com firmas que prestaram serviços sem nenhum contrato registado.

“Sobre o grupo, o Governo já aceitou pagar a dívida, embora haja espaço para alguma responsabilização, uma vez que a sua contratação violou alguns procedimentos legais. São três mil empresas, acreditamos que os pagamentos serão fechados em seis meses”, partilhou Vuma.

Quanto ao terceiro grupo, disse que se trata de um processo mais complexo, devido à falta de comprovativos dos alegados contratos entre os fornecedores e o Governo. “Para este grupo ainda estão a negociar”, explicou.

Para o primeiro grupo, a dívida validada com visto do TA é estimada em cerca de 8.1 mil milhões de meticais. No segundo grupo é de 5.3 mil milhões de meticais. Já no terceiro, a estimativa é de 5.7 mil milhões de meticais.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo