Moçambique: Graça Machel e Gabriel receberam ameaça de morte

O Centro para Democracia e Direitos Humanos (CDD), no seu Boletim sobre Direitos Humanos, publicado ontem, refere que circula nas redes sociais uma mensagem em “tom ameaçador” contra a integridade física de Graça Machel, ativista social, veterana da Luta de Libertação Nacional, membro do partido FRELIMO e viúva do primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Moisés Machel.

“A referida mensagem consta de um website cuja autenticidade é duvidosa, mas que se percebe claramente que o objetivo é ameaçar a vida e integridade física de Graça Machel”, lê-se no documento publicado pela organização não governamental. O CDD recorda que Graça Machel teceu, através de “uma carta”, críticas aos resultados eleitorais considerados “fraudulentos”. Além de criticar os resultados eleitorais, Graça Machel atacou a atual gestão da FRELIMO que considerou ter sido “tomada por um grupo minoritário”.

A ONG indica ainda que o Presidente do Conselho de Administração da TV Sucesso, Gabriel Júnior, também está a ser alvo de ameaças de morte. O CDD entende que estas situações “representam uma afronta aos direitos humanos, porquanto incidem sobre a integridade física e a vida, dois importantes direitos humanos e fundamentais dos cidadãos”. E assim, o CDD exige investigação célere para a identificação dos autores das ameaças.

Recentemente, muitas vozes da arena política moçambicana têm referido a existência de uma crise interna na FRELIMO com a possibilidade da existência de infiltrados no partido. Estas acusações foram desmentidas pela porta-voz do partido, Ludimila Magune, e pelo primeiro secretário em Maputo, Avelino Muchine. Estes responsáveis políticos afirmam que se “trata de uma opinião particular de Graça Machel. A FRELIMO não está em crise. Toda a máquina interna está em pleno funcionamento, como prova disso são os resultados das eleições autárquicas onde ganhou todas 64 das 65 autarquias.”

Aurélio Sambo – Correspondente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…
Autores lusófonos discutem “descolonização cultural” em Coimbra

Autores lusófonos discutem “descolonização cultural” em Coimbra

De 20 a 29 de junho, na Feira do Livro de Coimbra, a Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA) vai…
Cabo Verde: Ativistas internacionais, estrelas da dança, pintores e produtoras de música chegam para participar no Kumunidadi Fest

Cabo Verde: Ativistas internacionais, estrelas da dança, pintores e produtoras de música chegam para participar no Kumunidadi Fest

A 1ª edição do Kumunidadi Fest, que vai decorrer no dia 21 de junho, das 9h às 19h, em Ponta…