Os habitantes locais de Macomia, vila localizada na província de Cabo Delgado, contaram à imprensa que ouviram disparos de armas pesadas nesta quinta-feira, 28 de maio. Muitos deles acabaram por fugir das suas casas em direção ao mato, à procura de segurança.
Macomia é o principal ponto de encontro a meio da estrada asfaltada que liga o Norte ao Sul da província, podendo encontrar-se nessa zona uma agência bancária, vários serviços e estabelecimentos comerciais.
Alguns dos moradores relataram que receberam avisos das povoações vizinhas de Litamanda e Chai, encontrando-se as mesmas a 40 quilómetros a Norte de Macomia, de que estavam sob ataque de homens armados desde as 04:00 locais.
Os relatos chegaram igualmente aos familiares deslocados pelo conflito, naturais de Macomia e que se encontram na capital provincial de Cabo Delgado, Pemba, mas que ao longo do dia foram perdendo contacto com quem ainda ia mantendo telemóveis ativos no mato.
Recorde-se que várias zonas de Cabo Delgado são alvos constantes de ataques armados desde outubro de 2017, o que já fez cerca de mil mortes e milhares de deslocados, que se refugiaram em outros locais do país para poderem sobreviver.