Moçambique: Guebuza já não irá ao julgamento das “dívidas ocultas”

Ex-Presidente de Moçambique, Armando Guebuza

O antigo Presidente moçambicano Armando Guebuza já não vai ser ouvido no julgamento sobre as “dívidas ocultas”, que começou nesta segunda-feira, 23 de agosto, na Penitenciária de Máxima Segurança da Machava, situada na província de Maputo.

A informação foi avançada através de um comunicado da referida entidade judicial, onde consta o calendário das audições dos arguidos e declarantes do Processo de Querela 18/2019-C.

Neste julgamento estão acusados 19 moçambicanos no escândalo de contratação de dívidas ilegais no valor de 2.2 mil milhões de dólares norte-americanos, entre 2013 e 2014.

Foi através da divulgação do referido calendário que se verificou que o nome de Guebuza não constava na lista dos declarantes a serem ouvidos pelo juiz da 6.ª Secção Criminal do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, Efigénio José Baptista.

A audição de Armando Guebuza estava marcada para 06 de outubro. Também o nome de Alberto Mondlane, na altura ministro do Interior, e de Filipe Nyusi, então ministro da Defesa Nacional, foram retirados da lista pelo Tribunal Supremo de Moçambique.

Em contrapartida, o Tribunal Supremo chamou mais declarantes, tendo a lista passado de 68 para 75. Os novos chamados são Arlindo João Gale, Arlindo João Ngale, BilaI Ismael Seedat, Caice Merana Duarte Salé, Carlos Pedro Malate, Eduardo Teodoro França Magaia, Elcy Cebyl Tholecy Venichand, Eugénio Albertina Mapanzane, Imran Ahmad Adam Issa e Nuno Simão Sofar Mucavel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenam ataque do Irão a Israel

Os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 reuniram-se na ilha italiana de Capri entre esta quarta-feira e sexta-feira, 17 a…
Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

Angola: PDP-ANA sai da CASA-CE

O Bureau Político do Partido Democrático para o Progresso de Aliança Nacional Angolana (PDP-ANA) anunciou nesta quinta-feira, 18 de abril,…
Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

Cabo Verde: UCID escolhe António Monteiro pela sexta vez para Câmara de São Vicente

O ex-líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, vai ser, pela sexta vez, candidato à Câmara de…
Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Macau: Governo português quer reforçar internacionalização da economia

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, destacou que a relação bilateral entre Portugal…