Moçambique

Moçambique: Habitantes de Cabo Delgado refugiam-se em Namialo

Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado

Alguns dos cidadãos que fugiram dos ataques armados na província de Cabo Delgado decidiram refugiar-se no posto administrativo de Namialo, localizado no distrito de Meconta, província de Nampula.

Tal acontece desde 20 de abril e, até ao momento, Namialo contabiliza cerca de 300 indivíduos que saíram das suas zonas de origem, principalmente vindos dos distritos de Muidumbe, Mueda, Palma, Mocímboa da Praia e Nangade.

O grupo é constituído maioritariamente por idosos, mulheres e crianças, que, numa visita surpresa, receberam conforto do Secretário de Estado de Nampula, Mety Gondola. Quase todos foram acolhidos em residências de familiares.

Uma vez que a deslocação forçada das zonas traz problemas como o de acomodação e de alimentação, o Secretário de Estado garantiu que vai esforçar-se para encontrar uma solução definitiva que resolva estas situações.

“Lamentamos o que está acontecer com os nossos concidadãos em Cabo Delgado. Não estamos e nunca poderíamos estar satisfeitos, porque as matanças que acontecem não têm justificação. Por isso, vos recebemos com muita solidariedade e irmandade, pois estão a passar por momentos difíceis”, afirmou.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo