O primeiro-ministro de Moçambique, Adriano Maleiane, partilhou a informação de que decorre atualmente a implementação da primeira fase da Tabela Salarial Única (TSU), tendo abrangido, até ao momento, 354.360 servidores públicos, correspondente a 99,8%, de um universo total de 355 mil.
As declarações foram feitas nesta quarta-feira, 09 de novembro, em sede do Parlamento moçambicano. O Governo foi solicitado a prestar esclarecimentos sobre o ponto de situação do processo de implementação da Reforma da Política Salarial do Estado, em curso no país.
Ainda de acordo com o governante, a materialização da Reforma da Política Salarial do Estado é feita em duas fases de enquadramento, devido à sua magnitude e complexidade.
“A primeira fase consiste no enquadramento dos atuais funcionários e agentes do Estado nos 21 níveis da Tabela Salaria Única, com prazo de 15 dias contados a partir da data da notificação do nível de enquadramento feito pelo setor dos recursos humanos para o funcionário validar ou não o respetivo enquadramento”, disse, citado pelo “Notícias Online”.
Quanto à segunda fase, “inicia com o fim dos enquadramento e visa o ajustamento dos qualificadores das carreiras profissionais e das funções de direção, chefia e confiança em função dos 21 níveis da Tabela Salarial Única”.