Foi por volta das 16h de ontem, 20 de Setembro, que os funcionários do Hospital Central de Maputo (HCM), em Moçambique, viram a fumaça a aparecer de um dos blocos operatórios em reabilitação na maior unidade sanitária do país. Tempo depois confirmou-se o que se desconfiava: havia fogo naquela ala do HCM.
Ninguém sabe ao certo qual é a causa do incêndio que está a consumir o chamado Bloco Operatório Central e Clínica IV, mas o corpo de salvação pública já está no terreno para controlar as chamas. São dois camiões a tentar combater o incêndio. O porta voz, diz ser prematuro avançar dados sobre o que terá acontecido, porém, garante que tudo está sob controle.
Os responsáveis pelo hospital estão ainda a colher Informações sobre o que terá acontecido e prometeram dar esclarecimentos acerca do incidente.
Em Maio do ano passado, parte do arquivo clínico do Hospital Central de Maputo foi consumido pelo fogo e perdeu-se o histórico clínico de pacientes daquela unidade sanitária de há 10 anos. A direcção do hospital minimizou o problema tendo dito que ninguém mais procurava por aqueles documentos.
Aurelio Sambo