Dados do Governo moçambicano preveem que a indústria extrativa vai ser o setor que mais crescerá no país em 2023, ao poder atingir uma percentagem de 23,1%. Estima-se ainda que o crescimento económico em Moçambique chegue aos 5%.
A Proposta do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado para 2023 (PESOE) indica que o setor extrativo terá como suporte o aumento da produção de rubis, carvão, areias pesadas (ilmenite, zircão e rutilo), gás natural e de materiais de construção.
Ainda de acordo com o documento, referido pela “Carta de Moçambique”, o aumento de produção do setor mencionado dever-se-á ao facto de, gradualmente, o mercado internacional mostrar-se aberto ao comércio de recursos minerais e de as empresas na área mineira estarem a retomar o ritmo normal de produção.
Isto resulta da adaptação das medidas de mitigação para reduzir os impactos negativos do choque pandémico e das repercussões do conflito Rússia-Ucrânia sobre as cadeias de oferta globais.
“Assim, regista-se um aumento da produção dos minerais com grande peso na estrutura global, nomeadamente o ouro, as areias pesadas, a grafite, o rubi e o carvão mineral”, indica o PESOE 2023.