Foi lançada na passada quarta-feira, 21 de Julho, a primeira pedra para construção do laboratório de biologia molecular na Cidade de Tete. Espera-se que a infraestrutura fortaleça e massifique a testagem e diagnóstico do Covid-19 naquela região.
Elisa Zacarias, Secretaria de Estado em representação do Governo, disse que a infraestrutura vai aumentar a eficiência no diagnostico ao nível local com vista á fornecer ao cidadão serviços de qualidade e espera-se que até Outubro do ano em curso o laboratório de biologia molecular esteja em funcionamento.
Este laboratório resulta do plano do Governo de Moçambique em parceria com o Fundo Global e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), um investimento orçado em 15 milhões de meticais.
O Diretor do gabinete do Governador, Romeo Sandoca, em representação do chefe do Conselho Executivo Províncial, assegurou que a construção do laboratório molecular é um desafio também do Executivo para continuar a sensibilizar a população naquela região que desde Junho tem casos confirmados de Covid-19 Variante Delta.
Aurelio Sambo