Iniciou oficialmente, na passada quarta-feira, 03 de novembro, o treino militar ministrado pela Missão de Formação Militar da União Europeia às Forças Armadas de Defesa de Moçambique.
A cerimónia foi dirigida por Jaime Neto, Ministro da Defesa Nacional e João Gomes Cravinho, Ministro da Defesa Nacional da República Portuguesa.
“Estamos certos que com esta formação e a dotação de meios orgânicos de prevenção e combate ao terrorismo, será possível reforçar a capacidade combativa e de intervenção da nossa tropa, mas acima de tudo é um contributo valioso para o processo, em curso, de profissionalização e modernização das Forças Armadas de Defesa de Moçambique”, referiu Jaime Neto e ainda disse que quer uma FADM mais e melhor preparada para responder os desafios do terrorismo.
“Esperamos, no final de todo processo, que as Forças Armadas de Defesa de Moçambique estejam cada vez mais e melhor preparadas para combater o terrorismo e o extremismo violento”.
Jaime Neto, acredita “que os resultados desta cooperação no domínio militar, irão consubstanciar-se no reforço dos ganhos que temos estado a registar no Teatro Operacional Norte”.
Os treinos vão decorrer na Companhia de Fuzileiros Navais da Katembe e, em simultâneo, no Polígono do Quartel de Chimoio.
Aurelio Sambo- correspondente