O distrito de Metuge, na província de Cabo Delgado, Moçambique, passará a contar, brevemente, com os serviços da segurança social, com a conclusão das obras de construção das futuras instalações onde funcionará a Delegação Distrital do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).
O director-geral do INSS, Joaquim Moisés Siúta, fez uma visita de trabalho à província de Cabo Delgado, de 9 a 10 de Maio, inteirou-se do ritmo dos trabalhos da construção do referido edifício da delegação distrital, no quadro da estratégia de expansão territorial do sistema de segurança social obrigatória, traçada pelo Governo.
Trata-se de um edifício construído de riz e a primeira instalação no distrito, cujos contribuintes e beneficiários são assistidos através da cidade de Pemba, a capital provincial, bem como de brigadas móveis.
O Governo do Distrito de Metuge, já tinha se comprometido a dar apoio incondicional ao INSS para a concretização deste plano, facto que viria a acontecer, para além de ajudar na multiplicação de acções de mobilização dos diferentes grupos sócio-económicos locais com vista a se inscreverem no sistema de segurança social, para o seu futuro social e dos dependentes, nomeadamente os pescadores e os operadores dos sectores pecuário, comercial e agrícola, que são actividades eleição na região.
Durante a sua visita a Cabo Delgado, o Director-Geral do INSS congratulou, ainda, a delegação provincial, pelo desempenho alcançado durante o I Quadrimestre de 2022, não obstante as adversidades vividas nalguns pontos do centro e norte daquele ponto do país, derivadas dos ataques terroristas, que terão obrigado parte da população e agentes económicos a abandonarem as suas habituais zonas de residência e de actividade.
Contudo, Joaquim Siúta, mesmo com esta satisfação, recomendou a delegação provincial no sentido de inscrever mais empresas e trabalhadores no sistema de segurança social, tendo em conta que este é um instrumento de combate à pobreza, instando e sublinhando, ao mesmo tempo, a necessidade de se manter constantemente contactos com as entidades licenciadoras das actividades económicas, com vista a inscrever maior número de empresas.
Quanto à situação da dívida de contribuintes para com o sistema, o director-geral do INSS enalteceu, igualmente, os resultados alcançados na sua cobrança, onde, durante o período em análise, ou seja, no primeiro quadrimestre do presente ano, foi possível recuperar pouco mais de 14 milhões de meticais, significando assim o cumprimento do plano na ordem de 136%.
A dívida global dos contribuintes ao INSS, em toda a província de Cabo Delgado, é de cerca de 146 milhões de meticais e, para o ano de 2022, o plano é de cobrar 31 milhões de meticais.
Aurelio Sambo – Correspondente