Moçambique: Instalações da Delegação Distrital do Instituto Nacional de Segurança Social em Metuge em fase de conclusão

O distrito de Metuge, na província de Cabo Delgado, Moçambique, passará a contar, brevemente, com os serviços da segurança social, com a conclusão das obras de construção das futuras instalações onde funcionará a Delegação Distrital do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

O director-geral do INSS, Joaquim Moisés Siúta, fez uma visita de trabalho à província de Cabo Delgado, de 9 a 10 de Maio, inteirou-se do ritmo dos trabalhos da construção do referido edifício da delegação distrital, no quadro da estratégia de expansão territorial do sistema de segurança social obrigatória, traçada pelo Governo.

Trata-se de um edifício construído de riz e a primeira instalação no distrito, cujos contribuintes e beneficiários são assistidos através da cidade de Pemba, a capital provincial, bem como de brigadas móveis.

O Governo do Distrito de Metuge, já tinha se comprometido a dar apoio incondicional ao INSS para a concretização deste plano, facto que viria a acontecer, para além de ajudar na multiplicação de acções de mobilização dos diferentes grupos sócio-económicos locais com vista a se inscreverem no sistema de segurança social, para o seu futuro social e dos dependentes, nomeadamente os pescadores e os operadores dos sectores pecuário, comercial e agrícola, que são actividades eleição na região.

Durante a sua visita a Cabo Delgado, o Director-Geral do INSS congratulou, ainda, a delegação provincial, pelo desempenho alcançado durante o I Quadrimestre de 2022, não obstante as adversidades vividas nalguns pontos do centro e norte daquele ponto do país, derivadas dos ataques terroristas, que terão obrigado parte da população e agentes económicos a abandonarem as suas habituais zonas de residência e de actividade.

Contudo, Joaquim Siúta, mesmo com esta satisfação, recomendou a delegação provincial no sentido de inscrever mais empresas e trabalhadores no sistema de segurança social, tendo em conta que este é um instrumento de combate à pobreza,  instando e sublinhando, ao mesmo tempo, a necessidade de se manter constantemente contactos com as entidades licenciadoras das actividades económicas, com vista a inscrever maior  número de empresas.

Quanto à situação da dívida de contribuintes para com o sistema, o director-geral do INSS enalteceu, igualmente, os resultados alcançados na sua cobrança, onde, durante o período em análise, ou seja, no primeiro quadrimestre do presente ano, foi possível recuperar pouco mais de 14 milhões de meticais, significando assim o cumprimento do plano na ordem de 136%.

A dívida global dos contribuintes ao INSS, em toda a província de Cabo Delgado, é de cerca de 146 milhões de meticais e, para o ano de 2022, o plano é de cobrar 31 milhões de meticais.

Aurelio Sambo – Correspondente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Sissoco Embaló na recta final para dissolver o Parlamento

Guiné-Bissau: Sissoco Embaló na recta final para dissolver o Parlamento

A situação política na Guiné-Bissau volta a estar ao rubro. O Presidente da República Umaro Sissoco Embaló decidiu que na…
Cabo Verde anuncia ligações áreas regulares com Guiné-Bissau

Cabo Verde anuncia ligações áreas regulares com Guiné-Bissau

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou recentemente que assinou com a Guiné-Bissau três instrumentos jurídicos de cooperação. Disse…
Moçambique: 200 funcionários de saúde respondem perante justiça na província de Niassa.

Moçambique: 200 funcionários de saúde respondem perante justiça na província de Niassa.

Em Moçambique, 200 funcionários do sector de saúde da província de Niassa estão a responder em tribunal devido ao seu…
Brasil e Colômbia criam grupo com as aéreas Gol e Avianca em investimento de U$ 350 milhões 

Brasil e Colômbia criam grupo com as aéreas Gol e Avianca em investimento de U$ 350 milhões 

As companhias aéreas Avianca, da Colômbia, e Gol, do Brasil, anunciaram uma fusão dos seus negócios para criar o Grupo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin