Militares na província de Cabo Delgado

Moçambique: ISS divulga “divisões profundas” entre tropas em Cabo Delgado

O instituto de análise sul-africano Institute for Security Studies (ISS) publicou um estudo que menciona a existência de “divisões profundas em Moçambique” entre as tropas estrangeiras, mais precisamente na província de Cabo Delgado.

No documento pode ler-se que “tem havido pouca comunicação” entre a União Africana e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa), que deslocou para o território moçambicano, em meados de 2021, mais de 3.000 tropas no quadro da SAMIM (Missão da SADC em Moçambique).

O estudo indica que, até aos dias atuais, o bloco regional não manteve “discussões de alto nível com o Ruanda”, que tem 2.000 homens a combater o terrorismo em Cabo Delgado

“Estratégias conjuntas com forças de segurança que puxem na mesma direção conduziriam a um muito melhor resultado”, observou o ISS, citado pelo “MMO Notícias”. O instituto lembrou que “ainda há ataques em toda a província de Cabo Delgado”.

De acordo com Liesl Louw-Vaudran, investigadora principal do ISS que assinou o estudo, mantêm-se assim as “tensões entre a SADC e o Ruanda”, que remontam a divergências sobre os resultados eleitorais na República Democrática do Congo, no início de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

STP: MLSTP acredita na vitória nas eleições

O Presidente do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD) Jorge Bom Jesus, acredita numa “vitória”…
STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

STP: Acabou a campanha para as eleições do próximo dia 25

Terminou esta sexta-feira em São Tomé e Príncipe, a campanha eleitoral para as eleições legislativas, autárquicas e regionais marcada para…
Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

Angola: Remessas dos portugueses no país sobem 37,5%

As remessas da diáspora portuguesa em Angola aumentaram 37,5% em julho, o que significa 41,3 milhões de euros. Estes são…
Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

Cabo Verde: Dívida pública atingiu 152,5% do PIB

O Ministério das Finanças de Cabo Verde indica que o ‘stock’ da dívida pública aumentou, até julho, 152,5% do Produto Interno…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin