Moçambique

Moçambique: Jovens moçambicanos recrutados por insurgentes detidos na RDC

© Pxhere

O Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) revelou que 12 jovens moçambicanos, alegadamente recrutados pelos insurgentes que atacam a província de Cabo Delgado para estudarem o islão, encontram-se detidos na República Democrática do Congo (RDC), onde estariam a receber treino militar.

Ainda segundo Bernardino Rafael, os detidos “são jovens de Quiterajo, de Montepuez, de Nampula, de Muidumbe, de Moma e de Pemba, que foram aliciados e hoje em dia estão em situações difíceis sem saber como sair”. A declaração foi feita durante um comício no distrito de Nangade, em Cabo Delgado.

“Nós não estamos a conseguir trazê-los, porque nós queríamos que viessem cá para nos dizerem quem é que os recrutou, mas o Governo congolês também precisa de saber como eles entraram lá”, acrescentou.

O Comandante-Geral explicou novamente aos populares que os líderes dos insurgentes que aterrorizam a província nortenha do país desde 2017, sendo os mesmos apelidados pelos locais de “Al Shabaab” por serem grupos de jovens, “saíram da República Democrática do Congo onde eles estavam lá em algumas mesquitas em Kisangani, em Kivo Norte, em Goma, onde eles se alimentavam de diamantes”.

“E porque estes grupos sempre foram aqueles que vivem dos minerais tentaram penetrar no nosso, recrutando os nossos irmãos, os nossos filhos, treinando na República Democrática do Congo”, mencionou.

Esta tese das autoridades policiais sobre quem são os líderes “Al Shabaab” vai de encontro ao estudo dos académicos João Pereira e Saide Habibe, que em 2018 verificaram que a ala militar dos grupos insurgentes era treinada no Congo, na Tanzânia, no Quénia e na Somália, pretendendo apenas criar “instabilidade na região para permitir o negócio ilícito (de rubis, marfim e madeira), no qual as suas lideranças estão envolvidas”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo