Moçambique: Líder da Junta Militar da Renamo fala sobre contactos com o Governo

O líder da autoproclamada Junta Militar da Renamo (JMR), Mariano Nhongo, informou que iniciou contactos com o Governo moçambicano, sob mediação do embaixador da Suíça, com o objetivo de renegociar os acordos de paz, além de reafirmar a cisão com a presidência de Ossufo Momade.

Segundo Nhongo, foi enviado à Presidência um caderno com todas as reivindicações do grupo, que espera obter uma resposta do Governo nos próximos dias. “O documento mandei na segunda-feira [23 de setembro], vai chegar as mãos do embaixador da Suíça e o embaixador vai fazer chegar o documento ao Governo”, esclareceu em declarações via telefone, sem ter avançado mais detalhes.

No entanto, minimizou a informação que anda a circular em relação à sua intenção de se reunir com Momade, a quem contesta a liderança da Renamo desde junho por este ter alegadamente desviado, na nova negociação de paz, o espírito dos acordos assinados com o falecido líder Afonso Dhlakama.

“A Junta Militar nunca mais se juntará ao Ossufo”, garantiu, negando a pretensão do grupo em apoiar a campanha eleitoral. “A Junta Militar é a própria Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), nunca juntará mais com a Renamo unida (de Ossufo Momade)”, salientou, insistindo que os acordos do líder do partido, assinados em agosto, “traíram a organização”.

O dirigente da JMR disse que o grupo reivindica assumir oficialmente todos os poderes de decisão e administração ligados à Desmilitarização, Desarmamento e Reintegração (DDR) da Renamo, querendo ainda renegociar a integração dos guerrilheiros no exército, nas várias especialidades da Polícia da República de Moçambique (PRM) e no Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE), a inteligência moçambicana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

A UNITA convocou no início do mês uma marcha pela liberdade para este sábado, 24 de setembro. O evento foi…
STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin