Lutero Simango já oficializou a sua candidatura à presidência do MDM. Recorde-se que o político é irmão do falecido líder deste partido moçambicano, Daviz Simango.
O candidato e um dos fundadores do MDM disse estar focado na união, coesão e estabilidade da formação política. Neste âmbito, propôs que fosse realizado um debate político e a discussão de ideias, em vez de se discutir pessoas.
“Dentro da nossa organização temos que aceitar o debate político. Vamos discutir ideias e não falar de pessoas. A nossa candidatura não fala de pessoas, falamos de ideias. É por essa razão que a nossa candidatura defende muito a união, coesão interna e estabilidade político-partidária”, esclareceu.
Para Simango, a Constituição da República deve ser revista, já que considera ser necessário defender um Estado de direito democrático. Foi igualmente mencionada a despartidarização do Estado, bem como uma melhor educação e serviços de saúde de qualidade.
A eleição está prevista para dezembro, durante o terceiro congresso do MDM. Lutero Simango tem como concorrentes José Domingos e Silvério Ronguane.