Moçambique: Macomia volta a estar sob controlo das autoridades após invasão

O governador da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, anunciou neste domingo, 31 de maio, que a vila de Macomia está novamente sob o domínio das Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique, depois de ter sido alvo de ataques de grupos armados desde a passada quinta-feira, 28 de maio.

Segundo Tauabo, ocorreu a “restauração da acalmia” com “regresso das famílias às suas residências” após muitas terem fugido do local devido ao sucedido.

Recorde-se que a violência na província de Cabo Delgado piorou desde março, tendo ocorrido a ocupação de outras vilas, entre as quais Mocímboa da Praia, Quissanga e Muidumbe, havendo vários relatos de dezenas de mortes entre civis, insurgentes e militares.

As FDS recuperaram o controlo da vila de Macomia abatendo dois cabecilhas dos grupos terroristas que a ocuparam. Segundo o ministro da Defesa, Jaime Neto, “nesta contraofensiva foram abatidos dois dos principais chefes”.

A informação partilhada indica a morte de 78 rebeldes . Dois cabecilhas abatidos eram tanzanianos e um deles terá liderado o primeiro ataque dos grupos armados realizado em outubro de 2017 contra Mocímboa da Praia.

Jaime Neto apelou à população para “continuar a colaborar” com as FDS. “Se não fosse essa colaboração seria muito difícil até empreendermos esse contra-ataque que fizemos aos terroristas depois de se instalarem na vila sede de Macomia”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

O Presidente russo recomenda aos países vizinhos da Rússia que “não agravem a situação, não imponham limitações”. Vladimir Putin diz…
Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito…
Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau recebe este sábado 05 Março a visita primeiro-ministro português, António Costa, que permanecerá no país 48 horas. Segundo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin