O governador da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, anunciou neste domingo, 31 de maio, que a vila de Macomia está novamente sob o domínio das Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique, depois de ter sido alvo de ataques de grupos armados desde a passada quinta-feira, 28 de maio.
Segundo Tauabo, ocorreu a “restauração da acalmia” com “regresso das famílias às suas residências” após muitas terem fugido do local devido ao sucedido.
Recorde-se que a violência na província de Cabo Delgado piorou desde março, tendo ocorrido a ocupação de outras vilas, entre as quais Mocímboa da Praia, Quissanga e Muidumbe, havendo vários relatos de dezenas de mortes entre civis, insurgentes e militares.
As FDS recuperaram o controlo da vila de Macomia abatendo dois cabecilhas dos grupos terroristas que a ocuparam. Segundo o ministro da Defesa, Jaime Neto, “nesta contraofensiva foram abatidos dois dos principais chefes”.
A informação partilhada indica a morte de 78 rebeldes . Dois cabecilhas abatidos eram tanzanianos e um deles terá liderado o primeiro ataque dos grupos armados realizado em outubro de 2017 contra Mocímboa da Praia.
Jaime Neto apelou à população para “continuar a colaborar” com as FDS. “Se não fosse essa colaboração seria muito difícil até empreendermos esse contra-ataque que fizemos aos terroristas depois de se instalarem na vila sede de Macomia”, finalizou.