Moçambique: Mais 366 guerrilheiros da Renamo voltam à vida civil

A quarta fase do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) das forças residuais da Renamo começou nesta segunda-feira, 12 de outubro. Serão abrangidos 366 guerrilheiros vindos de bases dos distritos Marínguè, Cheringoma e Chemba. 

À semelhança do que aconteceu em cerimónias anteriores, foram criados diversos serviços como os de registo civil e atribuição do Número Único de Identificação Tributária (NUIT), para efeitos de abertura das contas bancárias. 

Na base de Cheringoma, 173 guerrilheiros passaram à vida civil. A entrega das respetivas armas está prevista acontecer nesta quarta-feira, dia 14. 

A desmobilização de 43 homens armados da Renamo da base de Chemba deverá terminar a 24 deste mesmo mês. Já o processo de Marínguèque abrange 145 homens, inicia no dia seguinte, a 25, e termina a 01 de novembro. 

As armas de cada uma das bases mencionadas deverão ser entregues dias antes desses guerrilheiros seguirem para as suas casas. 

O secretário-geral do maior partido da oposição em Moçambique, André Magibire, lembrou então aos antigos guerrilheiros que a “guerra chegou finalmente ao fim e está na hora de cada um” dos seus correligionários passar à vida civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

A UNITA convocou no início do mês uma marcha pela liberdade para este sábado, 24 de setembro. O evento foi…
STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
NASA: Com a cabeça na lua

NASA: Com a cabeça na lua

E eis que a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) volta a estar nos holofotes da comunicação social. Tudo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin