A população da sede do distrito de Metuge, estimada em mais de 33 mil habitantes, entre famílias acolhedoras e deslocadas dos ataques terroristas no norte de Cabo Delgado, passam desde esta quarta-feira, a beneficiar de água potável, através de uma extensão do Sistema de Abastecimento do precioso líquido, inaugurado pelo governador da província, Valige Tauabo.
A Extensão do Sistema de Água, cuja construção foi financiada pelo Banco Mundial, em parceria com UNICEF e UNOPS, tem a capacidade de produção de 1. 114 metros cúbicos por hora de água potável. A maior parte dos beneficiários está no bairro 25 de Junho, um dos mais populosos da vila sede de Metuge.
O administrador de Metuge, Salezio Paulo, agradeceu os esforços dos parceiros na resposta do abastecimento de água àquela região administrativa. Já o governador Valige Tauabo espera que os riscos de contração de doenças, como cólera, sejam reduzidos com o fornecimento da água potável. Espera igualmente que a água seja aproveitada para a melhoria dos rendimentos agrícolas.
Os parceiros da iniciativa comprometeram-se a mais acções para melhorar o abastecimento de água no distrito de Metuge, com destaque, para a provisão de água nos bairros de reassentamento das famílias deslocadas dos ataques terroristas, em Ngalane e Saul, construção de sistema multi-uso de sistema de painel solar e abertura de furos equipados de bomba manuais nas zonas rurais.