As condições de alojamento de muitas famílias deslocadas dos ataques terroristas no centro e norte de Cabo Delgado, no distrito de Metuge, configuram-se de muitos riscos com o aproximar da época chuvosa.
Por exemplo, no Centro de deslocados 25 de Junho em Metuge, mais de 6 mil pessoas deslocadas ali acolhidas podem ver as suas palhotas na sua maioria feitas de tendas destruídas se a região registar muitas chuvas e ventos fortes.
O representante dos deslocados descreveu como crítica a situação naquele centro “as lonas que nós temos nas tendas são do ano passado, recebemos logo a nossa chegada, não era um número suficiente e com a chuva, ventania e sol que fez no ano passado, tudo que recebemos encontra-se destruído” – esclareceu.
Segundo Ângelo Alide é imperioso a intervenção do governo e parceiros para a distribuição de material de construção para ajudar a população deslocada que encontra-se acomodada no centro de reassentamento 25 de Junho.
“Peço ao governo junto de parceiros para nos ajudar nessa parte de lonas e material de construção, para que no princípio do mês de Janeiro que distribua esse material para que possa minimizar antes das chuvas” requereu.