Moçambique: Mais de cinco mil funcionários públicos afetados pelo terrorismo

criminoso; terrorismo;

A ministra da Administração Estatal e Função Pública de Moçambique, Ana Comoana, partilhou que cerca de cinco mil funcionários públicos foram afetados pelas ações terroristas na província de Cabo Delgado. Mais de 50% destes deslocados são professores, seguidos de agentes da saúde e diferentes serviços das sedes distritais. 

A informação foi avançada nesta segunda-feira, 01 de novembro, depois de Comoana ter sido ouvida pela Comissão de Petições, Queixas e Reclamações da Assembleia da República. 

De acordo com o jornal “O País”, a ministra disse na ocasião que o terrorismo causou grandes prejuízos e desorganização no sistema. No entanto, acrescentou, tudo está a ser feito para garantir o normal funcionamento dos serviços públicos nas zonas afetadas pelas invasões armadas. 

“Antes do retorno às zonas de origem, o que temos estado a acautelar é que o funcionário se apresente às autoridades mais próximas para a sua reintegração ou pelo menos ocupação. Este é o trabalho feito a nível dos trabalhadores da saúde, educação e outros dos serviços afins”, declarou. 

Estas ações têm começado a ser implementadas desde que as tropas moçambicanas, ruandesas e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa) começaram a combater com sucesso os insurgentes. O Plano de Reconstrução de Cabo Delgado tem robustecido a reabilitação e reconstrução da província em questão. 

“Temos muito bem indicadas neste plano as ações que têm a ver com a reabilitação e reconstrução dos diferentes edifícios, para que os serviços públicos possam retomar. Mas, antes disso, nós providenciamos equipamentos, como tendas, edifícios móveis pré-fabricados, entre outras condições, onde irão funcionar os serviços”, avançou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: África Lusófona aposta no investimento e desenvolvimento sustentável

Cabo Verde: África Lusófona aposta no investimento e desenvolvimento sustentável

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, destacou a importância da confiança, da transformação digital e da sustentabilidade…
EUA: Trump defende anexação da Gronelândia em encontro com secretário-geral da NATO

EUA: Trump defende anexação da Gronelândia em encontro com secretário-geral da NATO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se em Washington com o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, para discutir questões…
Inteligência Artificial: Entre o ceticismo e a eficiência na Europa

Inteligência Artificial: Entre o ceticismo e a eficiência na Europa

A Roménia é o país mais cético da União Europeia em relação à Inteligência Artificial (32%), seguida por Itália (25%)…
Cabo Verde regista queda de 10,1% na criminalidade

Cabo Verde regista queda de 10,1% na criminalidade

A Polícia Nacional de Cabo Verde registou 20.524 ocorrências criminais em 2024. O número representa uma diminuição de 10,1% das…