A polícia de Moçambique exibiu, ontem, na cidade de Xai-Xai, capital da província meridional de Gaza, um homem armado pertencente ao movimento rebelde Renamo que foi capturado durante um ataque contra um posto policial em Mazivila, no distrito de Bilene.
O homem, Domingos José, é um oficial veterano que integra o contingente da Renamo desde a guerra civil e que deveria ter sido desmobilizado em 1994, após o fim do conflito.
A sua detenção é mais uma prova de que a Renamo está a tentar trazer de volta homens que deveriam ter retornado à vida civil há 22 anos.
De acordo com um relatório da edição do diário de Maputo “Notícias”, José fazia parte de um grupo de cinco homens armados com AK-47 que atacaram o posto de polícia com o objetivo de resgatar as armas que lá se encontravam.
Domingos José afirmou que algumas das armas teriam ido para as províncias centrais para fortalecer unidades da Renamo, enquanto outras armas seriam usadas para desestabilizar vários alvos socioeconómicos em Gaza.
Afirmou ainda que as operações da Renamo em Gaza estão a ser coordenadas por um membro do seu grupo que ainda não foi capturado, cujo nome é: Alexandre Munguambe, residente no distrito de Chokwe.