Oficial veterano da Renamo capturado em Gaza

A polícia de Moçambique exibiu, ontem, na cidade de Xai-Xai, capital da província meridional de Gaza, um homem armado pertencente ao movimento rebelde Renamo que foi capturado durante um ataque contra um posto policial em Mazivila, no distrito de Bilene.

O homem, Domingos José, é um oficial veterano que integra o contingente da Renamo desde a guerra civil e que deveria ter sido desmobilizado em 1994, após o fim do conflito.

A sua detenção é mais uma prova de que a Renamo está a tentar trazer de volta homens que deveriam ter retornado à vida civil há 22 anos.

De acordo com um relatório da edição do diário de Maputo “Notícias”, José fazia parte de um grupo de cinco homens armados com AK-47 que atacaram o posto de polícia com o objetivo de resgatar as armas que lá se encontravam.

Domingos José afirmou que algumas das armas teriam ido para as províncias centrais para fortalecer unidades da Renamo, enquanto outras armas seriam usadas para desestabilizar vários alvos socioeconómicos em Gaza.

Afirmou ainda que as operações da Renamo em Gaza estão a ser coordenadas por um membro do seu grupo que ainda não foi capturado, cujo nome é: Alexandre Munguambe, residente no distrito de Chokwe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Moçambique: INSS forma quadros em matéria de aposentação obrigatória

Mais de 40 técnicos, afetos nas diferentes áreas e unidades orgânicas do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), iniciaram, esta…
Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

Brasil: bloqueio da aplicação Telegram 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a decisão, assinada por ele mesmo…
Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Moçambique: Chuvas intensas "desligam" o país ao longo da estrada EN1

Desde o sábado passado, Moçambique está dividido, em resultado do arrastamento pelas águas das chuvas, de duas pontes ao longo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin