O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da Economia e Finanças e também ex-governador do Banco de Moçambique torna-se assim primeiro-ministro do país.
A nomeação para chefe do Governo, feita pelo Presidente da República, foi divulgada ontem. Adriano Maleiane substitui então Carlos Agostinho do Rosário.
Nyusi vai também empossar cinco ministros nomeados, segundo um comunicado da Presidência da República divulgado pelo Portal do Governo de Moçambique. Entre os nomeados estão Ernesto Max Tonela, que vai substituir Maleiane no cargo de ministro da Economia e Finanças, e Carlos Mesquita, no cargo de ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, em substituição de João Machatine.
Já Lídia Cardoso será empossada no cargo de ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, em substituição a Augusta Maíta. O escolhido para o cargo de ministro dos Recursos Mineiras e Energia, em substituição a Max Tonela, é Carlos Joaquim Zacarias, antigo Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Petróleos.
Quanto a Silvino Augusto Moreno, ex-diretor provincial das Obras Públicas de Nampula, ocupará a função de ministro da Indústria e Comércio, em substituição de Carlos Mesquita.
O chefe de Estado vai empossar igualmente o economista Amílcar Paia Tivane, para o cargo de vice-ministro da Economia e Finanças.