Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da Economia e Finanças e também ex-governador do Banco de Moçambique torna-se assim primeiro-ministro do país. 

A nomeação para chefe do Governo, feita pelo Presidente da República, foi divulgada ontem. Adriano Maleiane substitui então Carlos Agostinho do Rosário. 

Nyusi vai também empossar cinco ministros nomeados, segundo um comunicado da Presidência da República divulgado pelo Portal do Governo de Moçambique. Entre os nomeados estão Ernesto Max Tonela, que vai substituir Maleiane no cargo de ministro da Economia e Finanças, e Carlos Mesquita, no cargo de ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, em substituição de João Machatine. 

Já Lídia Cardoso será empossada no cargo de ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, em substituição a Augusta Maíta. O escolhido para o cargo de ministro dos Recursos Mineiras e Energia, em substituição a Max Tonela, é Carlos Joaquim Zacarias, antigo Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Petróleos. 

Quanto a Silvino Augusto Moreno, ex-diretor provincial das Obras Públicas de Nampula, ocupará a função de ministro da Indústria e Comércio, em substituição de Carlos Mesquita. 

O chefe de Estado vai empossar igualmente o economista Amílcar Paia Tivane, para o cargo de vice-ministro da Economia e Finanças.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

Teatro da Trindade estreia "Nuvem"

O espetáculo “Nuvem”, de Carlos Manuel Rodrigues, vencedor da 4ª Edição do Prémio Miguel Rovisco – Novos Textos Teatrais, estreia…
Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

Cabo Verde: Edil da Câmara da Praia quer Polícia Municipal em 2023

O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, disse estar “expectante” com a implementação da Polícia Municipal em…
STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…