Está a decorrer, em Maputo, a 1ª Exposição e Conferência de GPL da África Austral e 2.ª da África Oriental, dois certames que visam dinamizar o sector do gás natural líquido e que junta mais de 40 entidades e 2 000 partes interessadas regionais. O evento é o mais significativo do sector e quer projetar o mercado de Gás Liquefeito de Petróleo (GPL) na região da África Austral e Oriental.
A exposição combina os pontos fortes das duas maiores exposições das regiões para criar uma plataforma unificada. Esta fusão visa abrir mais oportunidades de GPL e criar pontes entre soluções entre a África Austral e Oriental. Ao promover a colaboração e sinergias, o evento procura acelerar o desenvolvimento do sector do GPL, garantindo um futuro sustentável e próspero para as regiões.
A conferência e exposição pretendem enfrentar estes desafios, facilitando as ligações e a partilha de informações entre os principais líderes do GPL, promovendo o crescimento sustentável no mercado de GPL da África Austral e Oriental, procurando novas acessibilidades e criando novas infraestruturas.
O evento, que termina hoje, conta com o apoio do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) e da Entidade Reguladora da Energia (ARENE), juntamente com a participação de associações internacionais e locais, incluindo a World Liquid Gas Association (WLGA) e a AMEPETROL.