Moçambique vai acolher nesta segunda-feira, 17 de agosto, a 40.ª cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa). Na sequência, o país assumirá a Presidência rotativa da organização.
Numa mensagem dirigida à nação, o chefe de Estado moçambicano lembrou que a pandemia da Covid-19 impõe que a cimeira seja realizada virtualmente. Filipe Nyusi mencionou as metas que visam o desenvolvimento das nações da SADC, que celebra 40 anos de existência.
“Esta cimeira coincide com as comemorações do 40.º aniversário da fundação da nossa organização regional e ocorre num contexto e em circunstâncias em que os nossos países precisam de redobrar os esforços com vista a implementação da estratégia e roteiro de industrialização, o alcance dos objetos de desenvolvimento sustentável e as metas definidas na agenda 2063 da União Africana”, afirmou.
A cimeira da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral será realizada sob o lema ‘SADC 40 anos: Construindo a Paz e Segurança, Promovendo o Desenvolvimento e Resiliência Face aos Desafios Globais’.
De acordo com o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, está tudo a postos para o evento. Pedro Comissário disse haver condições para o efeito.