O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) voltou a defender a necessidade da redução do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) às gasolineiras, de 17% para 12%, de maneira a que os moçambicanos consigam lidar com a subida do preço dos combustíveis.
O partido da oposição convocou a imprensa nesta segunda-feira, 04 de julho, para afirmar que o recente agravamento dos preços é insustentável para os cidadãos.
“Não se pode, no mesmo produto, em várias operações financeiras, cobrar IVA de 17%. Esta cascata de impostos deve ser eliminada, só assim é que se pode garantir que as famílias moçambicanas possam sobreviver”, declarou o líder do MDM, Lutero Simango, citado pelo jornal “O País”.
Neste sentido, prosseguiu, “a nossa proposta mantém-se, o preço do IVA sobre os combustíveis deve ser reduzido até 12%”.