Moçambique: Metical deverá inverter valorização de 35%

O metical valorizou-se 35% para 55 meticais por dólar desde janeiro. No entanto, o gabinete de estudos económicos do banco sul-africano Standard Bank considera que a moeda moçambicana deverá provavelmente inverter alguns destes ganhos. 

O metical, a transacionar nos 55,5 por dólares, ganhou 35% desde o início do ano, ou 22,2% face ao período homólogo de 2020, mas deverá, no entanto, reverter provavelmente alguns destes ganhos, já que os exportadores começaram a suspender algumas conversões de moeda externa e os importadores regressaram ao mercado beneficiando dos ganhos recentesrefere ainda a mesma entidade numa nota enviada aos investidores sobre a valorização do metical. 

No mesmo documento pode ainda ler-se que os analistas em Moçambique do Standard Bank mencionam que “a liquidez de moeda externa e a dinâmica da oferta e da procura, bem como o sentimento negativo e os fundamentos económicos, implicam que esta taxa seja insustentável devido ao grande e histórico défice da balança corrente e à fraca perspetiva de investimento direto estrangeiro, pelo menos este ano, depois de uma série de ataques terroristas em Palma desde 24 de março”. 

O metical é, atualmente, uma das moedas com melhor desempenho a nível mundial desde o princípio do ano. Assim, inverteu a tendência de queda registada em 2020 e obrigou os analistas a refazerem as previsões para a evolução da moeda moçambicana. 

“Numerosos fatores contribuíram para este estrelar, ainda que contraintuitivo, desempenho do metical nas últimas semanas”salientam os analistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, partilhou que Moçambique está a fortalecer as suas instituições e que…
FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou que a Ucrânia vai necessitar de um apoio orçamental de…
António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…
Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

As autoridades de Macau anunciaram que, a partir de amanhã, as passagens fronteiriças vão ser alargadas a quem for titular…