Foram abatidos, pelo menos, 25 terroristas no último fim de semana em Cabo Delgado. Este foi o resultado de um conjunto de operações militares realizadas nas matas pelas tropas conjuntas de Moçambique, do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa).
A informação foi divulgada pelo site “Carta de Moçambique”, onde pode ler-se ainda que os terroristas foram abatidos em combates ocorridos em Naguitengue, no Posto Administrativo de Mbau, situado no distrito de Mocímboa da Praia. O mesmo aconteceu nas margens do rio Messalo, do distrito de Muidumbe, e também no distrito de Quissanga.
Segundo as fontes dessa publicação, 20 insurgentes foram abatidos pelas forças conjuntas do Ruanda e Moçambique e cinco pela Força em Estado de Alerta da SADC.
Houve ainda a apreensão de documentos e de várias viaturas e motorizadas, além de equipamento tecnológico, como computadores, telemóveis e geradores.
As mesmas fontes referiram que os invasores abatidos tinham como objetivo atacar uma das ilhas do Arquipélago das Quirimbas, para procurarem comida. Desde que as tropas moçambicanas, ruandesas e da SADC começaram a trabalhar mais no terreno que os insurgentes têm tido dificuldade em encontrar comida e têm preferido ficar mais tempo escondidos para não serem apanhados.