Foram detidos 30 militares em Mieze, no distrito de Metuge, por suspeita de envolvimento no saque aos bancos comerciais em Palma. Os visados encontram-se no Estabelecimento Penitenciário Provincial de Cabo Delgado.
O roubo terá ocorrido durante um ataque terrorista na vila de Palma, em março deste ano, altura em que desapareceram 60 milhões de meticais (803 euros) dos cofres bancários. Os bancos roubados e destruídos foram o BCI, o Standard Bank e o Millennium BIM.
As informações foram avançadas pela “Carta de Moçambique”. Nenhum dos 30 militares suspeitos tem, até ao momento, um processo-crime aberto contra si.
As fontes da referida publicação não mencionaram as datas das detenções e as especialidades dos militares detidos, mas informaram que tudo aconteceu depois de uma revista minuciosa aos militares que estavam de saída do Teatro Operacional Norte, durante o período de rendição.
Terão sido detidos todos os militares que tinham mais de 15 mil meticais (200 euros) nas suas pastas. Algumas continuam mais de 50 mil meticais (669 euros). De acordo com as mesmas fontes, esse dinheiro retirado das pastas dos militares detidos ainda não foi entregue à Direção do Exército.