Moçambique

Moçambique: Mina de grafite vai abastecer carros elétricos chineses e siderúrgica americana

Como noticia o site Zitamar News, a empresa de grafite australiana, Syrah Resources, assinou uma série de acordos nas últimas semanas para fornecer grafite da sua mina em Cabo Delgado, norte de Moçambique, para o mercado chinês de veículos elétricos e para os produtores de aço dos Estados Unidos da América, para além dos acordos assumidos em 2014 para abastecer de alumínio e metal outros produtores em todo o mundo.

Syrah pretende iniciar a produção de grafite no final deste ano na sua mina de Balama, o mais avançado de uma série de projetos de produção de grafite de propriedade australiana, em Cabo Delgado. Apesar de todos os contratos de vendas até ao momento não serem vinculativos, um dos projetos está programado para ter uma receita de 89 milhões de euros por ano para os primeiros cinco anos de funcionamento do projeto.

Em novembro de 2015, Syrah chegou a acordo com a empresa chinesa Morgan Hairong para fornecer grafite para o crescente mercado de veículo elétrico chinês.

O mais recente acordo de venda de Syrah é uma “declaração de intenção de venda”, assinada em janeiro de 2016 com a Hillier Carbon, um fornecedor de matérias-primas para os produtores siderúrgicos da América do Norte. Hillier Carbon pretende vender até 35000 toneladas por ano de grafite de Syrah, um ingrediente importante no processo do fabrico de aço, para produtores de aço nos Estados Unidos da América, Canadá e México por um período de cinco anos.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo