Moçambique: Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação lança Programa DELPAZ em Manica

Foi lançado hoje 14 de outubro, em Manica no distrito de Gomdola, o Programa de Desenvolvimento Económico Local para a Consolidação da Paz em Moçambique – com a denominação “DELPAZ” – Governação Local”. O programa tem como objectivo promover o desenvolvimento económico local em comunidades afectadas por conflitos em 14 distritos das Províncias de Manica, Tete e Sofala.

De acordo com representantes da União Europeia o programa é parte do apoio da União Europeia à implementação do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado em Maputo, em Agosto de 2019.

O programa DELPAZ, orçado em 26 milhões de euros, será executado no período de 2021 a 2025, pelo governo de Moçambique e parceria com a União Europeia (UE), Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Capital (UNCDF), Agência Austríaca de Desenvolvimento (ADA) e Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).

A cerimónia de lançamento oficial do programa foi dirigida por Verónica Macamo Ndlhovo, Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. O evento contou com a presença do Governador da Província de Sofala, Lourenço Gerreira Bulha, Stella da Graça Pinto Novo Zeca, Secretária de Estado na Província de Sofala, André Magibire, Secretário Geral da Renamo, embaixadores da UE, Itália e demais parceiros de Desenvolvimento.

Aurelio Sambo – correspondente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

Cabo Verde: Correia e Silva quer Economia Digital a valer 25% do PIB

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, tem como meta fazer com que a Economia Digital contribua com 25% do Produto Interno Bruto (PIB). Este objetivo…
Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

Grécia quer cooperar com Angola na Segurança Marítima

A Grécia manifestou a Angola o seu desejo de estabelecer cooperação nos domínios da Segurança Marítima, Comércio, Turismo, Indústria, Agricultura e Inovação. Essa…
Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

Moçambique: INGD alerta para risco de inundações e cheias

A presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) Luísa Meque, apelou às comunidades que residem nas…
Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Os trabalhadores timorenses na Coreia do Sul já enviaram para Timor-Leste, de 2009 a 2021, cerca de 39 milhões de dólares…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin