Moçambique

Moçambique: Ministro da Defesa informa recuperação de zonas ocupadas

Governo da província de Cabo Delgado
Governo da província de Cabo Delgado

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, afirmou que o apoio dado às Forças de Defesa e Segurança (FDS) por parceiros internacionais permitiu a recuperação de várias zonas que tinham sido ocupadas por insurgentes na província de Cabo Delgado. Entre os locais conta-se o porto de Mocímboa da Praia. 

A União Europeia é um dos parceiros internacionais do país africano. Também a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC na sigla inglesa) e outros países têm manifestado igualmente interesse em auxiliar no combate aos terroristas. 

Segundo as autoridades governamentais moçambicanas, as famílias que deixaram as suas habitações nos distritos de Meluco, Macomia e Quissanga poderão regressar brevemente às zonas de origem. Isto porque, garantiram, já existem condições de segurança. 

Recorde-se que foi a 12 de agosto do ano passado que os invasores tomaram posse do porto de Mocímboa da Praia. Os confrontos com as FDS causaram um número não conhecido de mortos, além de várias infraestruturas terem sido destruídas.

“Nós acreditamos que um e outro insurgente ainda continua no distrito e nós estamos a fazer o esforço para o recuperar e colocar todas as instituições a funcionarem”finalizou o ministro da Defesa.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo