O ministro da Defesa Nacional de Moçambique, Cristóvão Chume, apela aos pais e encarregados de educação a ficarem de “olhos abertos” para evitar que os seus filhos sejam enganados para integrarem as fileiras terroristas, em Cabo Delgado, em troca de emprego.
Cristóvão Chume esclarece, que em Cabo Delgado, não há emprego massivo, e como tal, os recrutadores, na sua maior sem apresentar documentação das autoridades, fazem falsa propaganda nas comunidades.
“Para que não deixemos serem recrutados, estão a ser enganados, que há emprego em Cabo Delgado, para serem mestres de obras, canalizadores e principalmente para serem pescadores, por pessoas que não apresentam documentos do estado para fazer recrutamento aqui nas comunidades. Pedimos para que conversem muito com os nossos filhos para não se deixar enganar, estão a ser levados para Cabo Delgado para fazer parte dos terroristas, para destruir e matar os nossos irmãos”, revelou Chumbe.
Os terroristas, na óptica do ministro, não têm cor, podendo ser as mesmas pessoas que convivem na mesma sociedade, daí a razão de maior vigilância. Cristóvão Chume, falava esta segunda-feira, na sede do distrito de Malema, província de Nampula, onde lançou o recenseamento para o Serviço Militar Obrigatório edição 2023.