A Missão Militar da SADC, que apoia as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas na luta contra o terrorismo, anunciou este domingo a morte de dois dos seus militares destacados em Cabo Delgado.
Segundo o comunicado daquele órgão, as vítimas tratam-se de uma militar do sexo feminino atingida por um dos seus colegas, que também feriu outra militar, e do próprio atirador que acabou por se suicidar.
“A Missão da SADC em Moçambique (SAMIM) vem informar ao público em geral com profundo pesar o falecimento de dois (02) dos seus membros. O falecido, um homem do posto de major atirou em duas colegas, matando instantaneamente uma e ferindo a outra antes de apontar a arma contra si mesmo” lê-se no comunicado.
Refere o documento, que os três soldados são das Forças de Defesa do Botswana e estavam sediadas na cidade de Pemba, onde ocorreu o incidente.
Acrescenta o mesmo que as investigações estão em andamento para determinar as circunstâncias que levaram a este infeliz incidente. A militar ferida encontra-se a receber cuidados médicos num Hospital Nível II do SAMIM, em Pemba, e o seu estado de saúde está estável.