O presidente da Renamo, Ossufo Momade, declarou neste sábado, 12 de setembro, que Henriques Dhlakama, filho mais velho do antigo e falecido líder do partido, Afonso Dhlakama, pode avançar com a sua pretensão de concorrer às eleições presidenciais de 2024.
No entanto, realçou, o novo candidato não irá ter o apoio da Renamo. Isto porque o dirigente da maior formação política na oposição em Moçambique considera que a eventual candidatura de Henriques Dhlakama não abala a formação política e encoraja Momade a seguir em frente.
“Não temos nenhum problema em relação a essa decisão que ele [Henriques Dhlakama] tomou. Isso não representa nenhuma ameaça ao partido, até porque ele é um cidadão livre de fazer o que bem entender”, garantiu.
A declaração foi feita durante a deslocação do político às províncias da Zambézia, Niassa e Nampula para uma visita de cinco dias.
Henriques Dhlakama anunciou a candidatura às presidenciais na passada sexta-feira, dia 11. A decisão foi tomada com o objetivo de evitar que o país entre “num precipício”, partilhou.